sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Endless Poço

Não tenho muito tempo para fazer estes posts recapitulando o passado... vou tentar resumir os próximos para chegar ao que eu faço no momento, meus leitores estão impacientes (dois mendigos e meu cachorro)!

Vou tentar explicar o quão perigoso é esse hobby.
Comecei comprando um tele mais parrudo. Ele veio com duas oculares (sendo que cada ocular dá um aumento diferente) e uma Barlow, que duplica o aumento de cada ocular. É bom... mas depois de um tempo você nota que não está usando todo potencial do tele.
Você precisa de mais aumento para ver planetas e paradinhas diminutas. E você precisa do menor aumento para ver objetos pouco luminosos do céu (muitas vezes gigantescos).
O maior aumento é limitado pelo diâmetro da ocular ou espelho primário do telescópio e o menor aumento é limitado pelo diâmetro da sua pupila.

O que ocorre então? As oculares se multiplicam... Além de aumentos, tipos diferentes...
E quando os espelhos do  telescópio desalinham? Você precisa alinhar (colimar) eles novamente... um colimador a laser ajuda essa tarefa!
Um telescópio equatorial precisa estar alinhado com o ponto do céu “em torno do qual todas as estrelas giram“, uma bússola ajuda!
E para indicar algo no céu ou ajudar no alinhamento inicial do telescópio? Oras, um laser verde e quem sabe, um binóculo para ver estrelas ou asterismos pouco brilhantes!
E para limpar superficialmente as oculares? Um soprador! Uma lanterna vermelha para não estragar a visão noturna, chave de fenda, uma maleta pra guardar tudo etc.

Maleta de metal (NASA style  :-P ) com separadores recortados em EVA.
Celestron 10x50mm


Depois disso você estará feliz vendo o céu... mas e se você quiser compartilhar sua diversão com alguém, ou guardar uma lembrança do que viu?

4 comentários:

  1. Pelo que ví o perigo do hobby é a proximidade do equipamento da janela :)
    Dotô, tem um real?

    ResponderExcluir
  2. Tenho não... gastei tudo no equipamento :-)
    Manchar o espelho primário é o meu terror. A metalização não é protegida, pra limpar só sendo muito cuidadoso. A vizinha de cima rega as plantas com uma mangueira.. qualquer dia ela vai transformar meu tele em aquário.

    ResponderExcluir
  3. Muito maneiro o blog e o hobby. Uma boa forma de terapia. Eu sinceramente bisbilhotaria as vizinhas. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado!
    Se eu bisbilhotasse as vizinhas, o observatório já estaria fechado às essas alturas e dado o formato tubular do telescópio, tenho medo do que a minha "espousa" mandaria eu fazer com ele.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário científico (not!) após o bipe.