sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Focalizador Low-Profile Tabajara Extended

Após comprar tudo você nota que a imagem não foca. Mesmo que o focalizador do telescópio fique na altura mínima, não é possível alcançar o foco. A imagem se forma antes de atingir o sensor da câmera.

Soluções possíveis: subir o espelho primário (correndo o risco de perder um pouco do “desempenho”) ou comprar um focalizador low-profile.
No meu caso, o telescópio só permite afastar o espelho e focalizadores “low-profile” não são fáceis de achar no Brasil.

A solução mais “prática” é fazer um do zero, com material de lojas de construção. Após estudar vários projetos, fiz o meu remix. A construção tem que ser exata, ângulos de 90º, PVC medido e cortado com muita calma e cuidado, tirando 1mm por volta.

O produto ficou bom...

...e o resultado sensacional.

Lua Minguante e Plêiades (grupo de estrelas na constelação de touro) em longa exposição - Pentax-Kx em tripé
Melhor imagem anterior - 10 imagens de 2s de exposição, Kodak W220
Mosaico com 5 grupos de 20 imagens cada com 10s de exposição por imagem. Na ocasião, a lua estava próximo e causou brilho na imagem. Pentax K-x foco primário.
Nebulosa de Órion - Pentax K-x foco primário.
Até então, ver ao vivo sempre foi melhor que os meus registros em fotos. Nas imagens acima, porém, as fotos mostraram detalhes que não eram visíveis anteriormente.
As imagens foram processadas usando o Deep Sky Stacker - software livre e milagroso.
Não ficou perfeito, o peso da câmera está distocendo a imagem nos cantos, mas vou ver se dou um jeito nisso...
Assim que o céu limpar e a neblina dissipar, terei mais fotos!

9 comentários:

  1. Muito boa essa foto de órion. Isso aí é assim mesmo no telescópio ou só aparece essa nuvem na foto mesmo?
    Parabéns pelo blog e pelo trabalho com o focalizador, muito interessante e bem feito.

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Olhando pelo meu telescópio você só vê uma nebulosidade na região mais brilhante. Parece um neon. Com um binóculo de 10x de aumento, com 50mm de abertura (e de boa qualidade), já é possível ver isso. A "cortina" de fundo eu não vi ao vivo. Essa estrutura é como uma concha, pra mim, parece que algo explodiu ali no meio e soprou o material igualmente em todas as direções. Devo conseguir extrair mais cores dessa nebulosa.. estava usando um formato RAW na câmera que não ajudou... vou refazer tudo de novo. Até!

    ResponderExcluir
  3. parabens o telescopio deixou muita GENTE FELIZ

    ResponderExcluir
  4. É bom poder compartilhar um pouco da diversão!

    ResponderExcluir
  5. parabéns pelo trabalho mano!!!!
    quais são as especificações dos materiais utilizados na confecção??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih rapaz... fiz isso 3 anos atrás... Mas vc está certo, eu deveria ter postado o que utilizei.
      O que fiz foi ir numa loja de materiais e abusei da paciência do vendendor. A partir do diâmetro da ocular, peguei o cano de PVC marrom com diâmetro interno mais próximo. A diferença eu usei PVC branco; cortei e lixei até ele ficar na espessura certa. Pro cano fixo, o mesmo raciocínio, o diâmetro interno um pouco maior que o cano móvel. O PVC branco serve para preencher o espaço entre os canos e também evita que o cano saia completamente e caia no chão. A base, mas sólida, eu fiz com duas buchas de redução. Serrei o acabamento frontal, e colei as duas e o cano fixo com cola de PVC. Pra serrar, eu indico calma. Nos canos eu enrolei uma folha de A4 e alinhei com MUITO cuidado as bordas, em seguida colei com fita adesiva. A partir daí vc desliza o tubo de papel pelo cano e consegue marcar uma linha a lápis bem perpendicular ao cano. Depois serre girando o cano, tirando bem pouco. Na primeira volta é importante voltar ao ponto de partida. Depois continue serrando aos poucos, sempre girando. No fianl, usei um smartfone para ter certeza que o focalizador está precisamente perpendicular. Se estiver torto, lixe um dos pés até ficar perfeito. Espero ter ajudado....

      Excluir
    2. Existem vários projetos de focalizador de PVC na internet. Na época, eu me inspirei em grande parte nesse aqui:
      http://turminha.com/focalizador.html

      Nesse site tem umas medidas, veja se este é seu caso.

      Excluir

Deixe seu comentário científico (not!) após o bipe.