quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Alguém viu a Lua ontem?

Imagem feita a partir de 10 fotos. Clique para a Lua cheia.
P.s.:
Há um cometa no céu.
Localização aqui:
Hartley - Localização relativa a cidade do RJ

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sob a sombra de Europa (?)

Já faz bastante tempo que observo Júpiter com o novo telescópio, desde que ele "saiu de trás do Sol" esse ano. Agora observo sempre que posso, mas no início do ano eu acordava de madrugada.

Se o planeta tem 4 grandes satélites e o período dos mesmos em torno do planeta é curto, como é possível que até agora eu nunca tenha observado um trânsito?
Não é que às 18h50 de sábado, enquanto estou mostrando o planeta para a minha esposa (coitada), notei um pontinho preto na atmosfera do mesmo?

Jupiter com uma lua (Io) quase oculta no horizonte esquerdo e uma (de duas) projetando sombra à direita. 150x aumento a partir de 5 fotos de 12Mpixels no Registax. Da esquerda para direita, Io, Europa e Ganimedes.

A minha consorte ainda me chamou a atenção para a outra lua no horizonte do planeta.
Imagine se você estivesse na superfície do planeta, no momento em que aquela sombra passou... provavelmente estaria com dores nas costas, asfixiando e sendo esmagado pela atmosfera, mas veria um eclipse bem interessante.

Tive que rodar uma simulação no Celestia para determinar de quem era a sombra e se haveria um outro satélite que não pude detectar e que estaria causando esse fenômeno.
Levando em conta a posição da Terra (com o Sol "à direita") em relação a Júpiter e suas quatro maiores luas, tendo a concluir que era Europa.


Simulação no Celestia - o ponto de vista da Terra ficaria um pouco mais para esquerda.

Europa demora apenas 3 dias para dar uma volta em Júpiter (a nossa lua 28 dias) e possui 1/4 do diâmetro da Terra (quase o mesmo da nossa Lua).

Sabendo disso, dá para imaginar nosso planeta flutuando perto de Júpiter... ia ser uma vista e tanto... antes dele sugar nossa atmosfera, alterar nossa gravidade e causar uma maré tão forte que causaria uma aberração na crosta terrestre. Vulcões entrariam em erupção e o clima enlouqueceria para pior. A vida na Terra mudaria e provavelmente as baratas teriam enfim, o seu reino... pena... vai continuar só na minha imaginação...

Então, neste post ficam 3 perguntas:

Porque eu não via trânsitos antes?
A sombra é de Europa?
Quem realmente matou Odete Roitman (não me convenci da explicação até hoje)?

Tenho certeza que os comentários serão engrandalhecedores.
Obrigado!

Totem

Quando o tempo fica ruim, o Astrônomo fica sem sua diversão.
Cada previsão de tempo é acompanhada de perto e à medida que o tempo passa e eventos se perdem e piora o humor do aspirante a Isaac-Newton-da-vida.
Nessas semanas, nas vezes em que o tempo melhorou um pouco, a lei de Murphy fez com que eu não estivesse em casa.
Mas uma qualidade necessária a todo Astrônomo de Apartamento é a paciência.

Aproveitando uma brecha de 30min, consegui testar o focalizador novo. A imagem não difere em muito da minha melhor imagem com o focalizador Low-Profile Tabajara mas ela foi feita com muito menos esforço.
Sem mencionar que o alinhamento está muito melhor e portanto todas as estrelas da imagem estavam igualmente focadas.





Grande pilar de poeira em Órion e estrlas tênues em meio à nebulosa.

O focalizador novo permitiu colocar minhas lentes de novo e voltar a observar diretamente. Foram alguns meses observando pela tela da câmera e havia esquecido do quanto o céu fica mais bonito olhando diretamente. Para pode trocar do perfil baixo para o perfil alto e voltar a usar as lentes, eu "depenei" uma Barlow vagaba de sua lente e aproveitei apenas a carcaça.

Fiquei surpreso ao olhar Júpiter novamente, estava muito colorido e suas luas estavam muito brilhantes. Seu ápice de proximidade passou e não sei se isso tem a ver com ela, mas o fato é que senti saudade de minhas lentes.
Agora que tenho flexibilidade, não estou limitado a utilizar minha câmera apenas com as fotos de pouco aumento e grande ganho luminoso.

Em outro dia, nova trégua do clima, aproveitei para fazer uma fotografia de projeção utilizando minha lente planetária de 6mm (150x de aumento).

Imagem feita no Registax a partir de 450 frames isolados. Notem pequenas manchas dentro da faixa equatorial.


E já que estava sofrendo a "maldição do equipamento novo", aproveitei para encomendar outra Barlow de qualidade melhor. Ao que parece, a maldição não é cumulativa, portanto sempre encomende mais de uma coisa ao mesmo tempo.

Como falei anteriormente, a abertura do telescópio limita seu aumento. O meu tem 130mm, eu não deveria ir muito além de 130x... 150x eu considero um valor bem razoável. A partir daí é melhor aumentar as imagens no photoshop, porque não é muito diferente do que acontece quando você força a barra.

Mas... com uma barlow 2x nova de bobeira, não resisti e coloquei 300x de aumento no telescópio.

"Façam o que eu digo... "

Na prática não houve muita diferença. Foi divertido, porém, ver Jupiter bem grande.
Em seguida tentei fazer uma foto. Dá pra notar pelo tamanho do totem que não foi exatamente fácil.
No dia seguinte, com mais calma, consegui soltar a câmera aos poucos e compensar o excesso de peso e o desalinhamento ótico com pequenos ajustes do telescópio.
Não preciso mencionar que "respirar" perto do telescópio fazia tudo chacoalhar....

Focalizador HC-1 + Barlow depenada + Barlox 2x + Lente Planetária 6mm + Suporte fotográfico + Camera = Excesso de peso.
Qual a conclusão? Melhorei um pouco a minha técnica, explorei o máximo do meu equipamento ou em outras palavras, não serviu pra p* nenhuma. Mas eu não estou nisso pelo salário, então f*-se.