quinta-feira, 15 de março de 2012

No quintal de Marte

O planeta "próximo" que mais se mostrou complicado de se observar (para mim), foi Marte.
Todas as minhas imagens anteriores dele são bolinhas ou pontinhos vermelhos. Com meus própios olhos ainda era possível ver um pouco da calota polar, mas com muita dificuldade. Cheguei a comprar filtros coloridos para tentar enxergar mais alguma coisa, mas sem sucesso.

Simulação no Celestia do dia 28.


Esses dias, Terra e Marte ficara na mesma curva do circuito oval e por uns dias, emparelharam.
No dia 28/02/2012 ocorreu um conjunção entre céu limpo, disposição, filho dormindo e paciência. Aproveitando esse fenômeno cada vez mais raro, esperei até que Marte estivesse bem alto (na minha varanda), então arrastei meu equipamento e empilhei lentes e câmera.

Simulação do Stellarium.
O mundo da astronomia não vai mudar, mas a foto abaixo é um marco para o meu Observatório Internacional de Varanda. Com um pouco de boa vontade, é possível ver a calota polar ao sul e o terreno mais escuro da superfície do planeta, que nesse dia estava sem tempestades e se deixou ser fotografado.
Para as luas aparecerem (no meu telescópio atual), eu teria que aumentar a exposição de cada frame ou diminuir o aumento. Aumentar a exposição no verão, quando a atmosfera aquecida sacode tudo, resultaria num borrão. Diminuir o aumento me presentearia com outra bolinha... então, f-se as luas!

Acredito que não dá pra ficar muito melhor do que isso com meu telescópio atual... ou observo de outro lugar afastado da cidade, ou compro um novo (hummmm...).

Imagem obtida a partir do empilhamento de 400 frames selecionados de um total de 1200 utilizando o Registax 6. Filme HD de uma Pentax K-X. Método "drizzle" utilizado para aumentar um pouco a imagem.
... ou  compro um novo ....