terça-feira, 28 de setembro de 2010

Porque o clima no Rio de Janeiro está chuvoso essa semana?

Poucas vezes na vida a gente tem a oportunidade de explicar algum fenômeno que impacta de alguma forma, a vida de milhares de pessoas.
Essa semana é uma delas.
A mídia tem atribuído esse clima a uma frente fria ou algo parecido, mas eu sei a verdade!
Chama-se “A Maldição do Equipamento Novo”! Assola todos os astrônomos que investem em algum item e ficam ansiosos durante semanas esperando o mesmo chegar pelo correio!
À medida que a mercadoria chega perto da sua casa, o tempo vai mudando... até chegar ao ponto de você não observar mais nada durante semanas!

O Focalizador Low-Profile Tabajara Extended morreu!
O clima mudou por minha causa... eu comprei um focalizador Crayford Helicoidal da Kineoptics para o meu telescópio. O focalizador Tabajara não era prático e eu usava ele somente com a câmera. Sem contar as folgas que estavam deformando a imagem.

Fim de semana fiz mais um pouco do mede-mede-mede-serra-serra-verifica-serra-verifica-serra-serra-erra-mede-mede-serra-verifica-serra-ajusta-monta-erra-desmonta-mede-serra-ajusta-verifica-monta-ajusta e instalei a nova peça na base modificada do Tabajara.


Os testes se mostraram promissores, e o desalinhamento em relação ao eixo da imagem se mostrou inferior a 0.3º, mas sei que pagarei por minha audácia com pelo menos 1 semana sem ver o céu...
HC-1 montado na base Tabajara após inserção de mais um anel interno. O HC-1 é uma ótima opção de baixo custo em relação aos Crayfords disponíveis no mercado.

Está mais sólido do que aparenta! O atendimento na Kineoptics foi 10... entrega no Brasil e aceita paypal.
Mas quem sabe quando o céu limpo voltar seja um daqueles dias sem poluição luminosa!


Té!

P.S.:
Há outra praga poderosa (ambas você pode achar referências na internet) mais específica que se chama "A Maldição do Telescópio Novo", quando acontece é cruel... capaz de fazer homens feitos chorarem como menininhas.