sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fechando o Ciclo

Escorpião é uma das constelações mais tranquilas de se memorizar. Não é preciso muita cerveja para reconhecer um escorpião nela.
O telescópio chegou ano passado nessa mesma época e ela foi uma das primeiras que observei.
Na época foi uma conquista tirar uma foto do aglomerado de Ptolomeu (aquele carinha mencionado nas aulas de história e que em 140 AC jurou que tinha uma manchinha ali). Hoje em dia, a mesma foto é "trivial".

A região de escorpião é muito interessante, mesmo para binóculos, e sua cauda ameaça espetar o centro da Via Láctea. Não surpreende que essa área densamente "povoada", tenha vários pontos de interesses.
Na imagem abaixo marquei apenas alguns.
Acorde antes do Sol e olhe para direção de onde ele surge. Clique na imagem para ampliar.

Aglomerado de Ptolomeu (M7) ao centro da foto - se parece com um quadrado com braços e numa noite bem escura, pode ser visto a olho nú como se fosse uma estrela fraca.
Aglomerado Borboleta (M6) ao centro, lado esquerdo. Com um pouco mais de cerveja, é possível ver o contorno de uma borboleta.
A Nebulosa da Lagoa (M8) se encontra oficialmente na constelação de Sagitário, mas é mais fácil achar ela tomando-se o Escorpião. Tem magnitude 5.8 e fica próximo ao limite do meu telescópio na cidade (compare com a magnitude 4 da nebulosa de Órion - cada +1 unid. de magnitude equivale a 2,5x menos brilho).  Daqui a alguns meses, quando estiver mais alta no céu, será possível obter imagens um pouco melhores.

Nebulosa Trífide (M20), com magnitude 6,3, perdida em meio ao ruído de fundo da máquina fotográfica e da poluição luminosa. Como diz o nome, a mesma é dividida em 3 partes. Tem uma companheira azulada na periferia.
Trífide é o limite máximo que o meu telescópio chega aqui em casa. Talvez eu consiga uma imagem com menos ruído daqui a alguns meses ou quando Vênus sair de perto dela.

Não sei qual vai ser a frequência de observações daqui em diante. Ou se a obra em frente a minha casa vai jogar mais luz no céu e acabar com a festa. Ou se a corrosão do meu espelho primário vai continuar. O fato é que o blog subiu no telhado, mas foi por um ótimo motivo (não, ele não foi buscar uma pipa).


Clique na foto - foto-brinde das Ilhas Cagarras via telescópio.
Fail! A ferramenta do blogger não permite que a imagem seja exibida na sua resolução total... fica pra outro dia!









HAVE A NICE DAY!

Repetindo de Matéria

Antes da chegada do ajudante, as coisas estavam corridas (estranho... ainda estão...) e fiquei um pouco desleixado.
Depois de umas fotos ruins do entorno do Cruziro do Sul, tive a chance de corrigir tudo no dia 9 de janeiro.
No dia seguinte à madrugada de fotos notei, olhando em detalhe no computador, que todas as fotos estavam ruins e acabei jogando tudo fora.

Após uma limpeza cuidadosa e troca da graxa das engrenagens, aguardei por uma oportunidade de tempo (entre fraldas) e clima.

A espera acabou dia 21 e 22 de janeiro e essas são as fotos novamente:

Dia 21 -
Aglomerado Kappa Crucis
Foto-brinde da Lua. Destaque para a cratera "dupla" Endymion no lado esquerdo da foto à meia altura.

Dia 22 -

Imagem em cores de Omega Centauri - tratado via DSS. Favor ignorar o tom esverdeado, coisas do céu da cidade grande.
Frame individual da Omega Centauri - novamente, um meteoro ou satélite artificial se meteu na foto.
Poço dos Desejos, em cores.
Nebulosa Carinae
Foto-brinde da Lua ao nascer.
Mesma lua em detalhe após empilhamento no Registax. Repare nos "rastros/caminhos" deixados num dos "mares" ao centro da foto.

Qualquer reclamação, favor me enviar o endereço para eu encaminhar uma ou duas fraldas pesadas e quentinhas.

Ajudante de Astrônomo de Apartamento

Cada vez que eu me especializo, mais tempo demora para iniciar uma sessão de fotos.
Minha esposa não se empolga muito em acordar no meio da madruga para ver estrelas... ela diz que atrapalha o sono...
Contratar um ajudante é impensável então decidir fazer um.
Ele chegou no meio de janeiro, sem manual de instruções e desde então usar o telescópio ficou consideravelmente mais complicado, mas mesmo assim consegui fazer mais três sessões de fotos que fecham o ciclo que se iniciou há um ano atrás, na mesma constelação.
O ajudante parece ser gente finíssima, da melhor qualidade! Tem grande potencial e aposto que em alguns anos ele fará um buraco no teto para instalar algum telescópio 10x maior que o meu.

:-)

Estação Espacial passa de raspão na Lua !!!!!

10/02/2011, em torno das 20h30.

Foto de 15s de exposição em ISO200 - setor cozinha - base de observações da máquina de lavar. Notar Plêiades na extrema direita ao centro.

Evidente que não foi literalmente, mas pra mim valeu uma manchete!