quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tijuca acaba com Galáxia de Andrômeda!

Uma das piores coisas para o Astrônomo de Apartamento é a Poluição Luminosa (PL). As janelas de observação já são limitadas e a PL acaba por atrapalhar a maioria das observações de objetos do espaço profundo (DSO) que se situam perto do horizonte.
Achava que por estar a 45º do horizonte e por ser uma galáxia grande, eu poderia registrar uma boa imagem dela. FAIL!

Na exposição de 10s dá pra ver um arremedo de Andrômeda, perdida em meio ao alaranjado dos postes de iluminação da Tijuca. Ficar perto de uma fonte de luz acaba com qualquer observação, mas essa estava se refletindo na umidade/partículas suspensas na atmosfera. Vou ter que esperar aquele tipo de primeira noite escura que aparece depois de algumas chuvas quando o céu parece mais escuro e as estrelas mais brilhantes. Ou esperar o próximo apagão!

Tem uma manchinha à esquerda do centro... não é sujeira do seu monitor. É uma majestosa galáxia, com aproximadamente trocentas estrelas!
 Após tratamento, sobrou o rascunho do que seria a foto...

Nesse momento entra a imaginação de cada um. Mentalizem uma foto muito maneira aqui!

Nessa mesma noite, em um ângulo mais elevado e numa direção com menos luz, Órion produziu uma imagem um pouco melhor que minhas anteriores. Contribuiu também a mudança do formato RAW que a câmera salvava.


Órion de novo... tá na hora de procurar outra nebulosa.

À medida que as constelações mudam ao longo do ano, outros assuntos aparecerão no céu. Meu Observatório Internacional irá focar nos DSO´s do leste e sudeste, para os quais eu tenho vista. A não ser que meus queridos leitores me ajudem a comprar uma cobertura. Nos próximos dias irei providenciar um botão "donate" aqui na página.
:-)

3 comentários:

  1. Desculpa aí. Vou apagar a luz da varanda lá de casa, depois tu me diz se melhorou. :)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! Esse é o espírito! Se puder quebrar uns dois ou três postes, eu agradeço!
    :-)

    ResponderExcluir
  3. muito legal,muito interresante sobre o cara que descobriu que jupter atualmenteso tem uma faixa.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário científico (not!) após o bipe.