sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vênus em Conjunção

O Sol (dã)

No final da fase minguante e durante a Lua Nova, a Lua está entre a Terra e o Sol e se os três estiverem bem alinhados, ocorre um eclipse.
Na maioria das vezes, porém, a Lua projeta sua sombra ao largo da Terra. O que vemos daqui então, é a mesma face de sempre escurecida. A Lua então, se perde por alguns dias enquanto divide o céu com a luz ofuscante do sol.

Lua minguante - 04/11/2010

A mesma regra vale para planetas. Do ponto de vista da Terra, os planetas com órbita mais próxima do Sol possuem fases como a Lua.

Vênus em crescente - 04/11/2010

Vênus está em fase crescente, e como ele possui velocidade orbital ligeiramente superior a da Terra, ele estará "meio cheio" em janeiro de 2011. Neste momento, ele está muito próximo da Terra e acabou de ultrapassá-la, fazendo com que sumisse do horizonte oeste e aparecesse agora no horizonte leste, por isso a imagem do mesmo está bem grande, apesar do pequeno aumento (36x) - basta comparar com as fotos do mesmo planeta em posts anteriores.

Simulação da posição dos planetas e lua. Clique para detalhes.


Imagine então como é complicado conseguir tempo bom + conjunção (proximidade aparente entre corpos celestes) + proximidade máxima de Vênus + fase minguante da Lua + fase crescente de Vênus. Essa combinação de fatores aconteceu hoje, lá pelas 5h30 da manhã (no RJ).
Voei na maionese e imaginei que estava em algum planeta com duas luas... o sono só fez a experiência mais real!

Lua e Vênus em conjunção - 05/11/2010

2 comentários:

  1. Lua e Vênus em conjunção.. duas belas criações que, com a ajuda do "O Atrônomo de Apartamento", somos presenteados com as belas fotos! Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário científico (not!) após o bipe.