domingo, 3 de outubro de 2010

Um resumo rápido e porco dos tipos de telescópios

Milhões de leitores (um) me pediram que eu falasse sobre os tipos de telescópios. Internet a fora, esta informação já foi muito discutida e vou tentar resumir (muito) o que sei (pouco, na verdade) sobre 3 tipos básicos de construção.

O objetivo comum nas 3 montagens é levar o máximo de luz possível para dentro do olho através da pupila e criar uma projeção da imagem na retina. Similar a uma lente de aumento projetando a luz de uma janela numa parede.

Explicando de uma maneira simples, todos eles têm que comprimir a luz que entra pela abertura do telescópio, pela pequena área da pupila. Essa luz que converge num ponto, o faz após percorrer uma distância (dist. focal) e se nada for feito, após passar pelo ponto de foco, ela começaria a divergir e nenhuma imagem se formaria na retina.

Nesse ponto entram as oculares, que interceptam os raios convergentes e os “modelam” para que possam atingir nosso olho corretamente. Sempre haverá uma ocular perto do olho, e elas geralmente podem ser trocadas para alterar o aumento ou o tipo.

Para iniciantes, recomendo dois tipos;

as Plossl de bom desempenho e relativamente baratas, indico para pequenos a médios aumentos. Existem de várias marcas e preços.

as Ortoscópicas, de ótimo desempenho, pouca distorção cromática porém com campo de visão mais restrito. Um pouco mais caras, são ótimas para grandes aumentos.

Oculares planetárias procuram o melhor dos dois mundos usando um conjunto complexo de lentes, resultando num preço mais elevado. Torna a observação mais confortável e permite o uso de óculos, já que seu olho pode ficar um pouco mais distante da ocular.

Se você olhar para algo perto através de uma ocular, ela também vai atuar como uma lente de aumento e terá uma distância na qual ela faz foco. A divisão da distância focal do telescópio por esta distância dá o aumento.

Quanto maior a abertura do telescópio, mais luz entra, mais aumento ele pode dar e mais definição/detalhes aparecem.

Quanto maior o comprimento do telescópio e sua distância focal, maior o aumento que ele poderia alcançar (limitado pela abertura).

As construções abordam essas questões de formas diferentes. Tentando conseguir mais abertura ou tentando reduzir o corpo do telescópio ou tentando tirar o máximo da imagem ou qualquer outra coisa...



Refratores

A luz converge por refração, semelhante a usar uma lupa para concentrar a luz do sol num ponto. Para iniciantes e todo o resto.
Rabisquei enquanto falava no telefone.

Manutenção: Fácil, o tubo é fechado, basta limpar as lentes.
Portabilidade e uso: fácil de ser transportado, depois de montar está pronto pra uso, quase sem ajustes.
Qualidade de imagem x preço: boa imagem quando os vidros são de qualidade. Modelos vagabas têm dispersão cromática  - a luz se separa nas cores constituintes - e os detalhes e contraste se perdem, como se 3 imagens deslocadas se sobrepusessem, uma vermelha, outra verde no meio e uma azul na outra ponta. A dispersão é corrigida nos apocromáticos o que custam um pouco mai$.

Até aberturas de 70mm os preços são bem amigáveis, ótimos para iniciantes, depois disso, pela dificuldade de se produzir uma lente tão grande e precisa, o preço dispara.


Refletores (Newtonianos)

Um espelho (chamado primário) no final de um tubo converge a luz por causa de sua curvatura (pode ser um perfil círcular ou parabólico). Essa luz convergente é desviada por um segundo espelho para fora do tubo, onde fica afixado a ocular. Nível intermediário para cima.
Se quiser ver um esquema bem feito, clique aqui.

Manutenção: Pentelho, os espelhos podem desalinhar no transporte ou ocasionalmente e têm que serem colimados. O tubo aberto pode criar turbulência com o ar exterior, principalmente se o telescópio estiver em temperatura diferente do local da observação. O espelho não tem camada protetora, a limpeza é extremamente cuidadosa... colocar o dedo, nem pensar! Nunca limpei o meu. A poeira para atrapalhar, precisa ser muito intensa.
Portabilidade e uso: Indo do mais-ou-menos até o muito difícil. A não ser que ele fique numa posição fixa, ter que acordar na madruga e ter que carregar ele até o ponto de observação (fora ajustar e etc..) pode fazer com que você tenha preguiça. Como (não me lembro quem) disse, “o melhor telescópio/ocular é o que você mais usa”... o que adianta ter um mastodonte e só usar uma vez por mês? Acho que o meu podia ser um pouco maior, mas do jeito que ele está, pesa quase 18kg.
Qualidade de imagem x preço: Imagens ótimas e grandes aberturas por preços medianos. O vidro se situa na ocular, o que reduz muito a dispersão cromática.


Dobsonianos

Simplificando, é um refletor numa base que se apóia no chão ao invés de ficar num tripé. Geralmente não tem engrenagens para movimentar e não precisaria, pois o eixo de movimentação fica na base e seu peso é elevado, o que reduz vibrações. Para quem tem casa de campo e já sabe um bocado.

Manutenção: Similar ao refletor.
Portabilidade e uso: Como carregar um bezerro bêbado. Existem umas miniaturas de mesa, mas não estou contando eles. Quanto maior for, maior será a chance de ficar a poucos metros de onde será guardado.
Qualidade de imagem x preço: Preço proporcional ao tamanho. As imagens são, na sua maioria, as mais fantásticas conseguidas por amadores. Estar em lugar com pouca poluição luminosa é necessário porque a grande abertura realça os asterismos e a poluição luminosa também.


Catadióptricos

É uma construção um pouco mais complexa que mistura refração e reflexão num tubo fechado. Para iniciantes e geral.
Esse desenho aqui, eu vou vender pra NASA!

Manutenção: Similar a um refrator, não precisa de alinhamento.
Portabilidade e uso: Várias reflexões internas garantem um tubo curto.
Qualidade de imagem x preço: Mais caros. A imagem eu acredito que é boa, mas eu nunca olhei. Alguém quer me dar um?  :-)



Referência de lojas:

Binóculos, telescópios e oculares:
http://www.astroshop.com.br/index.asp
http://www.armazemdotelescopio.com.br/loja/

Suporte para câmera (os dois links abaixo vendem telescópios e binóculos de marcas que não são muito bem vistas no meio astronômico)
http://www.binoculos.net/loja/index.php?cPath=34
http://www.paraquedas.net

Sites no exterior:
Ocular planetária de baixo custo (usei para entregar no própio EUA)
http://www.first-telescope.com/telescopes/product.asp/catalog_name/FirstTelescope/category_name/UNCQTF2MDS9V9HAHKP06V15T41/product_id/TMBP04
Meu novo focalizador de perfil baixo (entrega no Brasil)
http://www.kineoptics.com/HC-1.html
BHPhoto (entrega no Brasil)
http://www.bhphotovideo.com/c/browse/Telescopes-Astronomy/ci/3389/N/4294541772

Apontador Laser (para indicar estelas ou para apontar o telescópio - entrega no Brasil - não apontar para a vista)
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.1371

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário científico (not!) após o bipe.