terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sob a sombra de Europa (?)

Já faz bastante tempo que observo Júpiter com o novo telescópio, desde que ele "saiu de trás do Sol" esse ano. Agora observo sempre que posso, mas no início do ano eu acordava de madrugada.

Se o planeta tem 4 grandes satélites e o período dos mesmos em torno do planeta é curto, como é possível que até agora eu nunca tenha observado um trânsito?
Não é que às 18h50 de sábado, enquanto estou mostrando o planeta para a minha esposa (coitada), notei um pontinho preto na atmosfera do mesmo?

Jupiter com uma lua (Io) quase oculta no horizonte esquerdo e uma (de duas) projetando sombra à direita. 150x aumento a partir de 5 fotos de 12Mpixels no Registax. Da esquerda para direita, Io, Europa e Ganimedes.

A minha consorte ainda me chamou a atenção para a outra lua no horizonte do planeta.
Imagine se você estivesse na superfície do planeta, no momento em que aquela sombra passou... provavelmente estaria com dores nas costas, asfixiando e sendo esmagado pela atmosfera, mas veria um eclipse bem interessante.

Tive que rodar uma simulação no Celestia para determinar de quem era a sombra e se haveria um outro satélite que não pude detectar e que estaria causando esse fenômeno.
Levando em conta a posição da Terra (com o Sol "à direita") em relação a Júpiter e suas quatro maiores luas, tendo a concluir que era Europa.


Simulação no Celestia - o ponto de vista da Terra ficaria um pouco mais para esquerda.

Europa demora apenas 3 dias para dar uma volta em Júpiter (a nossa lua 28 dias) e possui 1/4 do diâmetro da Terra (quase o mesmo da nossa Lua).

Sabendo disso, dá para imaginar nosso planeta flutuando perto de Júpiter... ia ser uma vista e tanto... antes dele sugar nossa atmosfera, alterar nossa gravidade e causar uma maré tão forte que causaria uma aberração na crosta terrestre. Vulcões entrariam em erupção e o clima enlouqueceria para pior. A vida na Terra mudaria e provavelmente as baratas teriam enfim, o seu reino... pena... vai continuar só na minha imaginação...

Então, neste post ficam 3 perguntas:

Porque eu não via trânsitos antes?
A sombra é de Europa?
Quem realmente matou Odete Roitman (não me convenci da explicação até hoje)?

Tenho certeza que os comentários serão engrandalhecedores.
Obrigado!

2 comentários:

  1. Seguem as respostas:
    1) se você ainda não viu nenhum trânsito é porque não está sabendo usar o telescópio. Tente apontá-lo para outra direção, por exemplo: para a rua. Os melhores horários são de manhã e no final da tarde.
    2)A sombra não deve ser da europa. Não dá para ver a bota da Itália.
    3) Quem matou Odete Roitman foi o Gilberto Braga

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário científico (not!) após o bipe.